Hermes Audiovisual

Sobre

PhD em Narrativa de Ficção, Hermes Leal é escritor, com sete livros publicados, explorador e documentarista. É jornalista, formado na UFG, Mestre em Cinema, com especialização em Roteiro pela ECA/USP, e Doutor em Letras, com especialização em Linguística e Semiótica das Paixões, pela FFLCH/USP. O resultado desta pesquisa foi publicado em 2017, “As Paixões na Narrativa – A Construção do Roteiro de Cinema”, pela Perspectiva, uma grande e importante editora, na famosa Coleção Estudos. E “As Paixões nos Personagens”, em 2020, para analisar a nova teoria na série “Game of Thrones” e nos filmes “Roma” e “Parasita”.

É autor do romance “Antes que o Sonho Acabe” (Geração Editorial, 2016), sobre um jovem em fuga da Amazônia em épocas sombrias da Guerra Fria, que será filmado com direção do premiado cineasta Lírio Ferreira e distribuição da O2 Play.

Seu primeiro romance, “Eu Sou Foda!”, lançado em 1997, e relançado em 2006 com o título “Faca na Garganta”, gerou polêmica ao mostrar uma geração de adolescentes nos anos 1990 que podiam tudo, menos vencer a AIDS.

Contador de boas histórias, Hermes é explorador, suas aventuras são sempre autênticas por lugares pouco ou nunca explorados. É autor de “Uma Aventura no Vão das Almas” (1995) e da primeira biografia do aventureiro que inspirou Indiana Jones, “O Enigma do Coronel Fawcett” (Geração Editorial, 4ª edição, 2008), sobre o inglês caçador de cidades perdidas no Brasil. O livro virou um pequeno best-seller, com quatro edições impressas, e relata a aventura de Fawcett e do próprio autor em busca de pistas sobre o seu misterioso desaparecimento.

Roteirista e diretor de importantes séries de TV, como “Pensamento Contemporâneo” (Canal Curta! e CineBrasilTV), com oito episódios abordando temas do Café Filosófico, da TV Cultura, com os maiores pensadores do Brasil e do mundo. Sua série “Cineastas” estreou em 2017 no canal Prime Box Brazil, exibida em 2020 pelo Canal Curta! e A&E, e disponível no streaming (Vivo Play).

Estreou, recentemente, como criador e roteirista, a série documental “Amazon Fashion”, para o canal Fashion TV, dirigida por Nival Correia, que aborda a moda a partir de produtos sustentáveis na Amazônia. Em 2020, estreia a série “Na Força da Lei”, que mostra a transformação do Brasil através de 13 leis que mudaram a sua história; e, como produtor, lança o documentário “Idade da Água”, de Orlando Senna (“Iracema, uma Transa Amazônica”), que participou de mais de 20 festivais no Brasil e no exterior, e aborda a questão da crise hídrica na Amazônia.

Profissional de televisão, com carreira iniciada nos anos 90, atuou como diretor de TV na Rede Manchete, onde esteve por dez anos e criou o primeiro reality policial no Brasil, “Na Rota do Crime”, campeão de audiência por anos. Atuou ainda no jornalismo do SBT, Rede TV e Record.

Portfolio